arte
 

Silvestre Pestana


1949

biografia

SILVESTRE BERNARDO VIEIRA DA LUZ PESTANA nasceu no Funchal a 2 de Fevereiro de 1949 e é um dos expoentes da "poesia visual" portuguesa, que no início da década de 70 marcou decisivamente a arte mais experimental em Portugal. Com estudos universitários em arte e electrónica, para além da programação de computadores, Silvestre Pestana dedicou-se desde o início dos anos 80 à videoarte, tendo mesmo fundado um dos primeiros grupos de expressão colectiva, o Videoporto em 1981.
Na arte digital, os seus primeiros trabalhos foram os "Computer Poems" entre 1981 e 1983 (para os ZX81 e Spectrum), trabalhos que efectuava em conjunto com uma série de vídeos experimentais na cidade do Porto. Em 1983 começa a ser convidado por entidades estrangeiras como o Centro Pompidou para exibir os seus trabalhos e no ano seguinte é co-autor do livro POEMOGRAFIAS - Perspectivas da Poesia Visual Portugues, bem como inicia uma série de exposições em Serralves sobre video-arte.
Nos anos 90 aprofunda a sua obra digital em torno da videoarte, holografia e estereoscopia, sendo professor em diversas escolas de arte, bem como comissário em várias bienais. Em 2001 é co-fundador do projecto "What is watt ", juntamente com António Dantas, sendo galardoado em 2003 com o Grande Prémio da XIII Bienal Internacional de Arte - Vila Nova de Cerveira.
Em 2005, é Comissário com BREDA SKRJANEC ( Mednarodni Graficni Likovni Center/ Ljubljana / Eslovénia) para a participação por convite de quatro artistas Internacionais da Área da Estampa de Grande Formato Digital a serem apresentados em dois "OUT DOOR" durante XIII Bienal Internacional de Arte - Vila Nova de Cerveira e no ano seguinte é um dos poucos artistas madeirenses a figurar no projecto ARTISTAS PORTUGUESES ON LINE, da Fundação Ilídio Pinho.
Licenciado em Artes Gráficas e Design pela E.S.B.A.P. 1980. Pos-Graduate in Arts- Art and Design Education.pela De Montford University / Leicester, England. 1996. Master in Arts- Art and Design Education pela De Montford University / Leicester, England. 1998,reconhecido pela Universidade do Minho a 20 de Junho de 2000. Professor assistente do 2º triénio da E.S.E.C.. 1973 Curso de Comunicação - Televisão, na Universidade de Estocolmo, na Suécia.Curso de Música Electrónica (EMS), Estocolmo. Frequenta o Filkigen Studio.Suécia.