arte
 

Manuel Paulo Teixeira


1971

biografia

Manuel Paulo Teixeira
Nasce a 28 de Maio de 1971 na cidade do Porto, Portugal
1995.Arquitecto pela Cooperativa de Ensino Universidade Lusíada - Porto
1997. Mestre pela Universidade da Corunha - Departamento de Construções Arquitectónicas.
1998-2001. Professor na ARCA - UEAC (Escola Universitária das Universidade das Artes de Coimbra)
. AP(actividade principal): - Leccionou nos Cursos de Arquitectura e Design de Equipamento.
. 1998-2001 . Profissional Liberal em atelier próprio
. AP: - Projectos de Reabilitação na zona norte do país.
. 2001 - 2006. Metro do Porto, SA. - Responsável pela Arquitectura, Traçado e Urbanismo.
. AP: - Gestão Técnica e Institucional da 1ª Fase da Rede.
. 2006- 2014 (Maio) . Metro do Porto, SA. - Director do Gabinete de Projectos.
. AP: - Concepção Geral, Gestão Técnica e Institucional da Solução de Referência que constitui a 2ª Fase da Rede.
. 2014 - Actualidade. Consultor Internacional
. AP: - Consultoria Técnica e de Negócios para a área da Mobilidade e Transportes, com destaque para redes de Metro e Metro Ligeiro.
Manuel Paulo Teixeira, está desde 2001, intimamente ligado ao sucesso do maior projecto europeu da área dos transportes, o Metro do Porto. Responsável pela Arquitectura, pelo Traçado e pelo Urbanismo da rede do Metro, foi o «Dono de Obra» de alguns dos principais nomes da arquitectura nacional e internacional, tais como os prémios Pritzker Eduardo Souto Moura e Álvaro Siza Vieira. Com uma visão muito focada nos clientes e na qualidade do ambiente urbano, teve um papel activo na condução multidisciplinar, institucional e de divulgação do Metro além-fronteiras. Depois da revolução na mobilidade que o Metro trouxe à Área Metropolitana do Porto e já então como Director do Gabinete de Projectos, Manuel Paulo Teixeira teve a cargo o estudo e o desenho das novas linhas que vão integrar a segunda fase do Metro. Actualmente trabalha como Consultor Internacional, e tem sido chamado a partilhar a sua experiência em países que enfrentam novos desafios na área da Mobilidade e dos Transportes, com enfase nos sistemas de Metro e Metro Ligeiro.
São-lhe reconhecidas particulares competências na Concepção Global, na Inserção Urbanística e na Integração Multidisciplinar das várias disciplinas que compõe as redes de transporte, nomeadamente os sistemas de Metro Ligeiro. É actualmente membro e vice-presidente da Acção COST-TU1103 - "Operation and Safety of tramways in Interaction with Public Space", constituída por elementos de 15 países europeus.
É igualmente reconhecido pelo seu conhecimento e experiência na área da Acessibilidade para as Pessoas com Mobilidade Reduzida, sendo membro da Comissão Técnica Nacional para a Acessibilidade e Design Inclusivo, e o responsável pelo Grupo de Trabalho - "Transportes".
TEDex Matosinhos . 2014