arte
 

Humberto Mesquita


1943-2015

biografia

Nasceu em Braga a 25 de Fevereiro de 1943. Fez o curso Complementar de Escultura de 1962 a 1967 na Escola Superior de Belas Artes do Porto que concluiu com 20 valores.
De 1963 a 1967 participa nas exposições Extra-Escolares da ESBAP, assim como nas Exposições Magnas de 1963 a 1968.
Em 1967 foi-lhe atribuído o prémio de escultura Teixeira Lopes da ESBAP.
Em 1968 é premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, com uma viagem a Paris, no âmbito da grande exposição retrospectiva dos oitenta anos de Picasso, por ter sido incluído nos dez alunos melhor classificados do país.
Em 1976 é bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na St. Martin's School of Art em Londres.
É-lhe atribuído o prémio "Rotary Club do Porto", neste mesmo ano, pelo mesmo motivo.
De 1969 a 1972 participa nos leilões de finalistas da ESBAP e em várias exposições colectivas da Cooperativa de Actividades Artísticas ÁRVORE, de que foi sócio fundador.
Entre 1976 a 1978 é bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na St. Martin's School of Art em Londres. Durante este período expõem colectivamente em Londres e participa em vários concursos, tendo obtido o 1° prémio de escultura no "Salão dos Novos Contemporâneos", no International Center of Arts de Londres e a menção honrosa de Escultura na 3a Bienal de V. N. de Cerveira.
Lecciona na Escola Superior de Belas Artes do Porto/Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto entre 1972 e 1998.
Participa em numeròsüexposiçóes colectivas e individuais, das quais se destacam , nas colectivas o "Levantamento da Arte do séc. XX no Porto" no Museu Soares dos Reis, a exposição "South Bank Sculptures Show" de homenagem aos 25 anos de reinado de Elisabeth II em Londres, a Exposição dos professores de Belas Artes em Coventry em Inglaterra.
Realiza igualmente exposições individuais das quais se destacam a exposição na Galeria Espaço, no Porto, de desenhos e triclorografias em 76, as exposições na Casa Museu Nogueira da Silva em 84, 94 e 2000 e a Exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa em 97.
Está representado em varias colecções, das quais se destacam a colecção de esculturas da Universidade de Essex no Reino Unido e a Colecção da Universidade da Corunha na Galiza entre outras.
Realizou vários conjuntos escultóricos para o Ministério da Justiça (baixo relevo tribunal de Melgaço), C.M. de Mondím de Bastos ( conjunto escultórico de da Vila de Mondim de Bastos e o monumento ao combatente) e na C.M. de Caminha com 5 conjuntos escultóricos em bronze (Rotunda de Vila praia de Âncora-Homens do Mar; Rotunda de Moledo do Minho- Sargaceiro; Homenagem ao Pescador- Caminha; Homenagem aos Rio Minho e Coura- Salmões; Menina-Abstracção- Jardim do parque em Caminha).
Organiza 2004 com o apoio da C.M. de Caminha um workshop de escultura de onde resultaram varias peças que se encontra nos espaços ajardinados das muralhas da vila.
Realiza o Trofeu Presidente da República em 2007 para o Sporting Clube Caminhense.
Desde 1998 reside em Vilar de Mouros onde tem Atelier e realiza um constante e regular trabalho criativo.