arte
 

Demée


1929-2014

biografia

Nasceu em Macau. Foi discípulo de George Smirnoff. Ainda em Macau realizou, em 1951, uma exposição individual e participou em exposições do Hong Kong Art Club. Bolseiro da Caixa Escolar de Macau, ingressou na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1952. continuando o seu Curso, a partir do ano seguinte, na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Participou na XX Missão Estética de Férias promovida pela Sociedade Nacional de Belas-Artes. Terminado o Curso Superior de Pintura, partiu para Paris como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1960 apresentou a sua tese na Escola Superior
de Belas-Artes do Porto, obtendo a mais alta classificação. Em 1961 foi convidado a exercer as funções de Assistente na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Na l Bienal de Paris, foi-lhe atribuída uma Bolsa de Estudos pela Federação de Críticos de Arte de Paris. Foi galardoado com o Prémio Nacional de Pintura Souza-Cardoso. Foi convidado pela Fundação Gulbenkian a visitar, em Londres, a exposição "Pintura e Escultura de uma Década". Visitou, em Colónia, a exposição "Westkunst". Realizou viagens de estudo pelo Médio Oriente, Grécia, Itália, Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Holanda. Participou em edições de serigrafia. Executou pinturas murais em fresco, tapeçaria e acrílicos. Foi Professor na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
Exposições:
Entre outras, participou nas seguintes exposições: exposição individual em Macau; exposições do Hong Kong Art Club; Salões da Sociedade Nacional de Belas-Artes; VI, Vil, VIII; IX, X, XI, XII, XIV e XV exposições magnas da ESBAP; IV, V e VI exposições dos novíssimos; II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Gulbenkian; exposição itinerante "Arte Portuguesa Contemporânea" da Fundação Gulbenkian; l Bienal de Paris; Exposição de Arte Moderna no Museu de Amarante; III Bienal de Paris; Exposição de Arte Moderna no Museu José Malhôa; VIII Bienal de S. Paulo; Exposição Comemorativa no Brasil do IV Centenário da Fundação do Rio Janeiro; exposição inaugural da Galeria Abel Salazar; Exposições da Cooperativa de Actividades Artísticas "Árvore"; Levantamento de Arte do Séc. XX; Artistas do Norte na Galeria Divulgação,Lisboa; Colectiva l e Amadeo de Souza-Cardoso na Galeria Tempo, Lisboa; Arte Moderna Portuguesa em Viana do Castelo; Exposições do Bicentenário da ESBAP; Bienais internacionais de Cerveira; "Artistas do Porto", em Vigo; "Quatro Dias de Cultura Portuguesa", em Sevilha; "Figurativo ou Abstraio"; exposição do Ministério da Cultura "Os Portugueses no Mundo"; "Artistas do Norte de Portugal" em Wiesloch, Mainz, Backnang, Qffenbach e Munique; Exposição Retrospectiva no Museu Luís de Camões, em Macau; exposição individual no Hong-Kong Arts Centre; exposições individuais na Galeria Nasoni (Lisboa, Porto e Macau) Arco
Madrid; em Macau Tesouros de Portugal; exposição da Universidade do Porto "ESBAP-FBAP"; MARCA (Funchal); FAC (Lisboa); FAC (Porto); Pintura Portuguesa Contemporânea na Fundação Cupertino de Miranda (Porto); Exposição "Sinais" (Lugar do Desenho) em Macau; exposições na Galeria Cordeiros (Porto); ARCO, Madrid; em Macau «Tesouros de Portugal».
Museus e Colecções Públicas:
Centro de Arte Contemporânea - Museu Nacional de Soares dos Reis; Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian; Museu de Ovar; Museu de Amarante; Museu Luís de Camões; colecções particulares em Portugal, Brasil, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.
Bibliografia:
Catálogo da "Esposição Rectrospectiva de Luís Demée" (edição do Leal Senado de Macau, 1985); Catálogo "Luís Demée - Exposição de Pintura", Macau 1991); Catálogo "Demée", edição da Missão de Macau em Lisboa e da Galeria Nasoni; Catálogos da Galeria Nasoni; Revista "Nam Van" (Macau, Outubro 85 e Outubro 86); publicação "88 Leituras sobre Macau" (edição Livros do Oriente 1995); Catálogo da Exposição SINAIS (Lugar do Desenho); Jornal de Artes e Letras (Lisboa, 12-2-97); "Sobre Artes Plásticas" - antologia de Joaquim Matos Chaves; Dicionário d'Artistas Plásticos de Margarida Marques Matias (edição da Fundação Oriente); Dicionário de Artistas de Fernando de Pamplona.