Manuel Paulo Teixeira 1971
Nasce na cidade do Porto, Portugal
1995.Arquitecto pela Cooperativa de Ensino Universidade Lusíada – Porto
1997. Mestre pela Universidade da Corunha – Departamento de Construções Arquitectónicas.
1998-2001. Professor na ARCA – UEAC (Escola Universitária das Universidade das Artes de Coimbra)
. AP(actividade principal): – Leccionou nos Cursos de Arquitectura e Design de Equipamento.
. 1998-2001 . Profissional Liberal em atelier próprio
. AP: – Projectos de Reabilitação na zona norte do país.
. 2001 – 2006. Metro do Porto, SA. – Responsável pela Arquitectura, Traçado e Urbanismo.
. AP: – Gestão Técnica e Institucional da 1ª Fase da Rede.
. 2006- 2014 (Maio) . Metro do Porto, SA. – Director do Gabinete de Projectos.
. AP: – Concepção Geral, Gestão Técnica e Institucional da Solução de Referência que constitui a 2ª Fase da Rede.
. 2014 – Actualidade. Consultor Internacional
. AP: – Consultoria Técnica e de Negócios para a área da Mobilidade e Transportes, com destaque para redes de Metro e Metro Ligeiro.
Manuel Paulo Teixeira, está desde 2001, intimamente ligado ao sucesso do maior projecto europeu da área dos transportes, o Metro do Porto. Responsável pela Arquitectura, pelo Traçado e pelo Urbanismo da rede do Metro, foi o «Dono de Obra» de alguns dos principais nomes da arquitectura nacional e internacional, tais como os prémios Pritzker Eduardo Souto Moura e Álvaro Siza Vieira. Com uma visão muito focada nos clientes e na qualidade do ambiente urbano, teve um papel activo na condução multidisciplinar, institucional e de divulgação do Metro além-fronteiras. Depois da revolução na mobilidade que o Metro trouxe à Área Metropolitana do Porto e já então como Director do Gabinete de Projectos, Manuel Paulo Teixeira teve a cargo o estudo e o desenho das novas linhas que vão integrar a segunda fase do Metro. Actualmente trabalha como Consultor Internacional, e tem sido chamado a partilhar a sua experiência em países que enfrentam novos desafios na área da Mobilidade e dos Transportes, com enfase nos sistemas de Metro e Metro Ligeiro.
São-lhe reconhecidas particulares competências na Concepção Global, na Inserção Urbanística e na Integração Multidisciplinar das várias disciplinas que compõe as redes de transporte, nomeadamente os sistemas de Metro Ligeiro. É actualmente membro e vice-presidente da Acção COST-TU1103 – “Operation and Safety of tramways in Interaction with Public Space”, constituída por elementos de 15 países europeus.
É igualmente reconhecido pelo seu conhecimento e experiência na área da Acessibilidade para as Pessoas com Mobilidade Reduzida, sendo membro da Comissão Técnica Nacional para a Acessibilidade e Design Inclusivo, e o responsável pelo Grupo de Trabalho – “Transportes”.
TEDex Matosinhos . 2014