Agostinho Santos

Agostinho Santos 1960

Nasceu em, Mafamude,Vila Nova de Gaia.
Jornalista, pintor e curador independente.

Director da Bienal Internacional de Arte de Gaia e Coordenador do Projeto Onda Bienal. Mentor do Projecto Museu das Causas/Colecções Agostinho Santos.
Presidente da direcção de Artistas de Gaia Cooperativa Cultural. Mestre em Pinturas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). 2012. Autor da tese Palavra / Imagem: desenvolvimentos pictóricos a partir da escrita de José Saramago. Doutor em Museologia pela Faculdade de Letras/Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2010 – 2015. Autor da tese Paleta Contemporânea – Museu de Causas / Bases de um projeto museológico solidário: Eu e os outros.
Doutorando do Curso de Arte Contemporânea do Colégio das Artes / Universidad e de Coimbra. Membro colaborador do grupo de investigação “Práxis e Poiesis” : da prática à teoria artística”, do “ID+Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura da Universidade de Aveiro.

Presidente da Direcção dos Artistas de Gaia, Cooperativa Cultural desde 1995,de que é fundador. Sócio da cooperativa Arvore e da Associação Cultural “Projecto” de Vila Nova de Cerveira.

LER MAIS +-

Autor da Vaca Pessoana, selecionada para a CowParade Lisboa (2008), cartaz do 2º Congresso Feminista, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2008), Troféu S. João da Madeira /Capital da llustração (2010), Troféu da 1a e 3a Bienal de Arte Gaia 2015 e Troféu jornal Gaia Semanário, (2016/ 2017 e 2018). Jornalista do Jornal de Notícias — 1991-2014, onde desempenhou as funções de repórter e redator nas secções de Grande Porto: Nacional/Política; Educação; Reportagem; Cultura; Arte & Vidas e Segurança. De 1985 a 1991 foi jornalista de o Primeiro de Janeiro, onde trabalhou nas seções de Grande Porto, Coisas da Vida e Reportagem. Chefe de redação e fundador do semanário Observador (1983 -1984). Chefe de redação do Gaía Semanário (1987/1988).
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS (Selecção):
2009 – “Ilhas do Desejo” -Galeria Jornal de Noticias Porto -2008 – Corpseficados ” – Biblioteca Almeida Garret, Porto, “Jose Saramago, segundo Agostinho Santos”, Ministerio das Finanças, Terreiro do Paço Lisboa; 2007 – Labirinto do Desejo, Casa Museu Teixeira Lopes, Vila Nova de Gaia. 2006/2007 – “Jose Saramago, segundo Agostinho Santos”, Museu Nacional de Imprensa, Porto. 2006 – “Reminiscencias”, Galeria da Casa de Cultura da Camara Municipal de Coimbra; “Quadrado Afectuoso” Galeria Municipal de Matosinhos; “Este e o meu corpo”, Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira; 2005 – “Claro Enigma”, Cooperativa Arvore, Porto; 2004 “Materia Prima”, Galeria Nave da Camara Municipal de Matosinhos; “A Procura da Flor que Respira o teu Sorriso”, Galeria Projecto, Vila Nova de Cerveira “Azul sobre Azul”, Estadio do Dragao, Porto; “Itinerarios do Ceu da Noite, Galeria Municipal Artur Bual, Amadora; “Na Paleta do Sonho”, Biblioteca Municipal de S.Joao da Madeira; “Onde estas Tu? “, Galeria Por Amor a Arte Porto; “Sob o Rosto da Morte”, Sala Julio Resende, Auditorio Municipal de Gondomar. 2002 – “0 obscuro objecto do desenho”, “Galeria Artistas de Gaia,Vila Nova de Gaia; “Pintura Recente” – “Erotismo no Deserto: Encenações”, Sociedade Portuguesa de Psicanalise, Fundacao Cupertino de Miranda, Porto. 2001 “Cada Cabeca Sua Sentenca”, Galeria da Restauração, Porto; “Meninas e Outras Mais”, Esteta Galeria, Porto; “Pintura Vária”, Camara Municipal de Moura Alentejo; “Bicho”, Galeria Degrau Arte, Porto. 2000 “Pessoa: Itinerario pensamento”, Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, Feira; “Deambulando pela Ilha dos Passaros”, Quinta de Santo Antonio, Aveiro; “Em sítios da Terra para espanto dos vivos”, Parque Biologico Municipal de Gaia;”fntimo Silencio”, Galeria Rodrigues, Recife, Brasil; “Interior (Com)sentido”,Galeria Ines Fiuza, Fortaleza, Brasil; “Voos cumplices pelo ceu da noite” Galeria Municipal de Barcelos; “Arqueologia do desejo”, Galeria da Restauracao,Porto. 1999 “Canticos do sonho”, Auditorio Municipal de Vila do Conde.