Mello Júnior-1914-2002
Nasceu na Povoação de Vale da Ermida – Trás-os-Montes.Discípulo de Acácio Lino, Joaquim Lopes e Dordio Gomes, com inúmeras exposições individuais e colectivas,fez o liceu em Vila Real e aí realizou a sua l. exposição autodidacta, resultando uma bolsa da Junta Distrital para a frequência das Belas-Artes no Porto, curso que terminou com distinção em 1951. Durante a frequência obteve a bolsa do Legado Ventura Terra.
Frequentou o curso de Ciências Pedagógicas em Coimbra.
Realizou exposições a nível de estudante das Belas-Artes em Vila Real, Guimarães, Porto e Coimbra.
Representações dessa época: Câmara Municipal do Porto, SNI, Junta, Governo e Câmara de Vila Real, Museu Martins Sarmento de Guimarães, várias colecções particulares.
De 1952 a 1955 permaneceu nas Caldas da Rainha. Efectuou exposições de pintura .e cerâmica na Caldas das Rainha e no Turismo de S. Martinho do Porto. Representado na C. Mun. daquela cidade.
1955-1968 ausente em Angola.
Realizou várias exposições, a última em 1968 no Museu de Angola – Luanda. Desse período de actividades: Retrato de Norton de Matos para a Câmara de Huambo, 3 retratos do Bispo de Silva Porto no Bispado do Bié, no Bispado do Luso e no Mosteiro de Singe-verga – Minho. Representações no Museu de Angola, Bispado de Nova Lisboa, Turismo, Governo, Câmara de Luanda, Câmaras e Museus de várias cidades.
PRÉMIOS
Concorreu a certames de Artes Plásticas, tendo-lhe sido atribuídos:
1.° prémio em retraio a óleo
1º prémio em aguarela
1º prémio C. de Diamantes – desenho a lápis
1ª e 2ª medalha em aguarela.
A C. de Diamantes possui 14 obras suas no Museu do Dundo, seleccionadas da exposição que realizou em Lisboa, na Soe. Nac. de Belas-Artes.
Representado na Embaixada do Brasil.
A Sociedade de Geografia adquiriu para a Sala das Sessões da Academia Internacional da Cultura Portuguesa a «Embaixada de D. Manuel ao Rei do Congo».
Representado no ex-Ministério do Ultramar com vários temas angolanos.
Representado com vários trabalhos no Colégio Universitário Pio XII – Lisboa.
De 1962 a 1965 permaneceu em Lisboa para frequenlar o Instituto Superior de Ciências Sociais.
Realizou nesse período duas exposições, a segunda no Palácio Foz com « 25 temas da neve transmontana». Representado com aguarelas de neve na Casa de Trás-os-Montes em Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Sociais com óleos e aguarelas. Representado no Liceu Garcia de Orta do Porto e no Museu Nacional de Grão Vasco em Viseu
Exposições:
1973 – Exposição no Rio de Janeiro.
1974 – Exp. Colectiva na Galeria S. Mamede ? Lisboa.
1975 – Exp. Colectiva na Galeria Abel Salazar – Porto.
– Exposição no átrio do G. Civil – Vila Real.
1976 – 2.” Trienal da Bulgária ? Com 3 óleos.
1977 – Exp. Colectiva em Braga.
1981 – Cooperativa Árvore – Porto.
1982 – Galeria do 1º de Janeiro – Porto.
Elaborou e editou a primeira plaquele turística da Cidade de Vila Real, tendo a edição sido adquirida pela Câmara Municipal e pelo S.N.I. do Porto.
Foi consultor estético do Instituto de Angola, como membro da direcção.
Foi colaborador artístico do Boletim Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, do Jornal “O Tripeiro” do Porto, e do Jornal de Notícias, (correspondência de Vila Real).