Tito Reboredo 1934-1980
Nasce na Meda, distrito da Guarda, a 4 de Junho,Duarte Gustavo de Albuquerque Roboredo e Castro; 1939 A família muda-se para Leça da Palmeira; Aqui, Tito Roboredo praticará vela, participando em competições com os irmãos; 1955 Termina o 7° ano dos liceus no Liceu da Póvoa de Varzim. No mesmo ano, inicia estudos na Academia Alvarez; 1956 Participa na 2a Exposição da Academia Alvarez. Entre Abril de 1956 e Outubro de 1957 Tito Roboredo cumpre o serviço militar; 1958 Participa na 3a Exposição Anual de Desenhos e Pinturas da Academia Alvarez. O desenho da capa do catálogo é da sua autoria. Aos 24 anos de idade inscreve-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Frequenta o Curso Geral de Pintura; 1959 Participa na VIII Exposição Magna da ESBAP e na l Exposição Extra-Escolar realizada no Secretariado Nacional da Informação, em Lisboa, e na ESBAP, no Porto; 1960 Frequenta o Curso Geral de Escultura. Participa na IX Exposição Magna da ESBAP e na II Exposição Extra-Escolar; 1961 Participa na III Exposição Extra-Escolar; 1962 Participa na Exposição Itinerante de Arte Moderna da Galeria Alvarez, no Museu Machado de Castro, em Coimbra e na XI Exposição Magna da ESBAP,onde começa a assinar os seus trabalhos como Tito Roboredo; 1963 Conclui o Curso Gerai de Pintura com a classificação de 18 valores.
Participa com uma exposição individual na XII Exposição Magna da ESBAP; 1964 Viaja para França e Inglaterra nos meses de Setembro e de Outubro. Casa com Madalena von Hafe. Participa na XIII Exposição Magna da ESBAP. 1965 – Conclui o Curso Complementar de Pintura com a classificação de 20 valores.
Durante o seu trajecto académico recebeu os seguintes prémios: José da Costa Meireles Rodrigues Júnior atribuído ao melhor aluno de Desenho de Modelo Vivo; Rodrigo Soares, atribuído num concurso de Pintura de Modelo Vivo; D. Rita Ricardina da Costa, destinado ao melhor aluno do curso de Pintura. Participa na XIV Exposição Magna da ESBAP.
Ocupa um lugar de professor eventual no Liceu Alexandre Herculano, no Porto. Colabora com o Teatro Experimental do Porto fazendo a cenografia para uma das peças do espectáculo n° 59 levado à cena em 19 de Abril de 1965, no Teatro de Bolso: O Guiché de Jean Tardieu, com encenação de João Guedes. Nascimento da filha, Ana; 1966 É convidado para segundo Assistente do 5° Grupo (Pintura), na ESBAP, tomando posse no dja 1 de Fevereiro. Lecciona as cadeiras de “Desenho de Estátua” e “Desenho de Modelo Vivo”; 1967 É segundo Assistente do 7° Grupo (Desenho), continuando a leccionar as mesmas cadeiras. O seu contrato é sucessivamente renovado até 1970. Neste ano lectivo lecciona a cadeira de “Iniciação à Pintura. Noções Gerais”. Participa numa exposição colectiva na Galeria Divulgação. Nascimento da filha, Marta; 1968 Participa na XVI Exposição Magna da ESBAP; 1971 Presta Provas Públicas para Professor Agregado do 7° Grupo (Desenho). A primeira parte da sua prova, prestada no dia 26 de Outubro, é subordinada ao tema O Desenho na obra de Lê Corbusier; a segunda parte tem lugar a 27 de Outubro e consiste numa aula sobre Determinismo da linha em função da definição de forma e da sua não existência. A 2 de Novembro são discutidos os seus trabalhos de Desenho cópia de Modelo Vivo e de Estudos Anatómicos. O júri é constituído por Carlos Manuel Jordão Pereira, Augusto Gomes, Dordio Gomes, Gustavo Bastos, Lagoa Henriques, Joaquim Oliveira Correia, João da Conceição Ferreira, António Duarte da Silva Santos e Luís Filipe Marques de Abreu. Tito Roboredo é aprovado com seis votos favoráveis e três desfavoráveis. Em Novembro deste ano requer o título de Professor Agregado, categoria que obtém por despacho de 7 de Dezembro. Toma posse nesta data como primeiro Assistente do 7° Grupo (Desenho). Sempre com a justificação de “urgente conveniência de serviço”, os seus contratos vão sendo renovados; 1972 Rege as cadeiras de “Desenho de Estátua” e de “Desenho de Modelo Vivo”. Participa na exposição de inauguração da Galeria Abel Salazar, em Matosinhos e numa Exposição de Artes Plásticas em Mirandela; 1973 Rege as cadeiras de “Desenho de Modelo Vivo” e de “Pintura do Natural”. Participa na primeira exposição do Ciclo de Exposições “Artistas de Matosinhos”, no Orfeão de Matosinhos, com Bruno Reis, Irene Vilar, Augusto Gomes e Nelson Dias; 1974 É suspenso da actividade de professor. Recebe uma comunicação datada de 28 de Maio, da Comissão Directiva da ESBAP, no seguinte teor: “Cumpre-me informar V. Exa., em nome da Reunião Geral de Professores que, tendo sido suspenso preventivamente pela Assembleia Magna só deverá comparecer naquela quando para tal for convidado.” Entre Maio e Agosto decorrerá um inquérito relativo ao seu processo de saneamento. É decidida a sua expulsão da Escola; 1977 É readmitido na ESBAP; 1980.
EXPOSIÇÕES PÓSTUMAS:
(Individuais)
1982 – Títo Roboredo. Porto, Casa do Infante.
2008 – Sala de Exposições do Arquivo Municipal da Meda;
(Colectivas)
Museu do Douro; Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende.
1986 – 80 Anos de arte no Porto. Futebol Clube do Porto. Porto, Cooperativa Árvore;
1992 – 100 Anos de Arte no Porto. Subsídios para uma Portugalidade Portuense. Porto, Cooperativa Árvore
1995 – ESBAP/FBAUP. Porto, Museu dos Transportes e Comunicações; 2001 Porto 60/70: os Artistas e a Cidade.Porto, Cooperativa Árvore e Museu de Serralves.